Primeiros passos para a pregação
Aqui está o quarto capítulo de minha apostila "Guia de Pregação Bíblica: Construa sermões expositivos-temáticos"
Capítulo 4: Primeiros passos para a pregação
Chegou o momento de transformar nossos rascunhos em boa mensagem! São três os procedimentos que nos conduzirão à elaboração do sermão: relacionar o texto bíblico com a nossa vida; definir o tema da pregação e organizar o material preparatório baseado no tema.
1. O texto e a vida do pregador
A pregação não é uma atividade onde o pregador seria um mero "entregador postal" das palavras divinas para o público. Essa ação, de fato, pertence ao Espírito Santo. O pregador faz parte do próprio povo de Deus. Ele também é alvo das Palavras divinas, e sua única diferença em relação aos ouvintes é que meditou na passagem um pouco antes deles. A mensagem precisa primeiro falar ao coração do pregador, para que então possa ressoar nos ouvintes.
Acreditamos que em todo esse processo de estudo das Escrituras que desenvolvemos até agora, Deus já está ministrando no coração do estudante. Todavia, é importante que, nesta transição do estudo à elaboração do sermão, façamos uma pausa respiratória para refletir com maior clareza sobre como as Palavras de Deus se relacionam com nossa vida concreta.
Para executarmos essa tarefa, é necessário que você releia todas as suas anotações. Pegue seus rascunhos, frutos das tarefas anteriores, e preste atenção nos detalhes. Em seguida, leia novamente sua perícope, acompanhando a leitura com oração. Após trazer à memória as informações fundamentais sobre a passagem escolhida, é importante responder algumas perguntas que te ajudarão a relacionar as Escrituras com sua vida.
Os questionamentos que apresentaremos a seguir baseiam-se no método que Martinho Lutero utilizava para estudar a Bíblia. Ele lia uma passagem e, em seguida, respondia ao texto escrevendo:
Instrução: o que essa passagem está ordenando que eu faça?
Louvor: pelo quê a passagem me leva a louvar a Deus?
Confissão: onde eu não cumpri as instruções da passagem?
Petição: não é a hora de pedir a Deus graça para viver os ensinamentos da passagem?
Utilize um parágrafo para responder cada uma dessas perguntas. Se neste processo surgirem mais ensinamentos que queira anotar e que vão além das perguntas propostas, escreva-os também. O importante aqui é darmos aquele salto - do estudo "acadêmico" para nossa vida cristã concreta.
2. A essência da pregação expositiva-temática
Dentre tantos métodos possíveis, este manual irá te auxiliar na elaboração de uma pregação que chamaremos de "Expositiva temática". Já explicamos que toda pregação cristã deve ser expositiva, pois visa expor o texto bíblico. Agora, o que queremos dizer com "temática"?