O Que Miriã e Arão Podem Te Ensinar Sobre Atrasar o Projeto de Deus
Uma reflexão bíblica em Números 12
Hoje quero refletir com você sobre a história de Miriã e Arão em Números 12. Ali estavam eles, questionando a liderança de Moisés — não por razões espirituais ou senso da verdade, mas por conveniência pessoal. “Será que Deus não fala também por nós?“, eles disseram.
Vamos ler rapidamente essa passagem e entender um pouco da necessidade de cooperarmos com o projeto de Deus.
Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cuxita. “Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés?”, perguntaram. “Também não tem ele falado por meio de nós?” O Senhor ouviu isso. Ora, Moisés era um homem muito humilde, mais do que qualquer outro que havia na terra. Imediatamente, o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: “Dirijam-se à tenda do encontro, vocês três.” Os três foram para lá. Então, o Senhor desceu em uma coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente, e ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões; em sonhos falo com ele. Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Com ele falo face a face, claramente, não por enigmas; ele contempla a forma do Senhor. Por que não temeram falar contra o meu servo Moisés?” Então, a ira do Senhor se acendeu contra eles, e ele os deixou. Quando a nuvem se levantou, afastando-se da tenda, Miriã estava leprosa; a aparência dela era como a da neve. Arão voltou-se para Miriã, viu que ela estava com lepra e disse a Moisés: “Por favor, meu senhor, não nos castigue pelo pecado que tão tolamente cometemos. Não permita que ela fique como um feto abortado que sai do ventre da sua mãe com a metade do corpo destruída.” Então, Moisés clamou ao Senhor: “Ó Deus, por favor, cura-a!” O Senhor respondeu a Moisés: “Se o pai dela lhe tivesse cuspido no rosto, a humilhação dela não duraria sete dias? Que fique isolada fora do acampamento sete dias; depois, ela poderá ser trazida de volta.” Então, Miriã ficou isolada sete dias fora do acampamento, e o povo não partiu enquanto ela não foi trazida de volta. Depois disso, partiram de Hazerote e acamparam no deserto de Parã (Nm 12:1-16 NVI)
Passagens como essa do Antigo Testamento podem suscitar várias dúvidas e aflorar nossa imaginação. Mas precisamos entender o essencial da narrativa. O cerne da questão está no problema que foi levantado: a pergunta de Miriã e Arão que é consequência da crítica a Moisés, com uma motivação errada.
Não podemos esquecer que estamos no contexto maior de Deus conduzindo o povo à terra prometida, onde o Senhor está realizando seu projeto de salvação. Mas agora temos uma pausa para uma cena de disputa de ego.
Se o contexto maior é Deus dirigindo o povo para a terra, qual a consequência que o povo sofre com a ação de Miriã e Arão? Preste atenção no fechamento da narrativa: o povo inteiro teve que esperar sete dias por causa da murmuração de Miriã. Sete dias parados no deserto quando poderiam estar avançando.
Essa narrativa não serve para pregadores modernos se vangloriarem e dizerem que são profetas e não podem ser criticados, nem para lideranças silenciarem outros com autoritarismo. O alerta da passagem é que Deus está conduzindo seu projeto e não devemos atrasá-lo com nossas motivações egoístas.
Isso me fez pensar: quantas vezes nossas conveniências, nossas pequenas rebeliões silenciosas, atrasam não só o que Deus quer fazer em nós, mas também impactam quem está ao nosso redor?
Pense comigo:
Aquela divisão que você alimenta na igreja atrasa a unidade que Deus quer construir
Aquela falta de perdão que você segura atrasa sua própria cura
Aquele “depois eu oro” atrasa o encontro com Deus que poderia transformar seu dia
Ainda bem que há uma parte da história que traz esperança: Moisés orou por Miriã. Ele não precisava. Ela havia falado contra ele. Mas Moisés clamou: “Ó Deus, por favor, cura-a!“
E Deus purificou Miriã para que ela pudesse retomar o projeto.
É isso que Deus quer fazer hoje com você. Não importa quantas vezes você atrasou o plano dele por conveniência, murmuração ou acomodação. Ele quer te purificar e te colocar de volta no caminho.
Você teve fome e sede de justiça ou buscou apenas acomodação?
Hoje, Deus está te chamando de volta ao projeto de santificação que Ele tem para sua vida. Mesmo que você tenha tardado, Ele te perdoa e te recoloca na jornada rumo à terra prometida.
A pergunta que fica é: você vai continuar atrasando ou vai clamar por misericórdia como Moisés fez?
Agora é sua vez: Me conta nos comentários ou por e-mail — qual área da sua vida você sente que tem “atrasado” o que Deus quer fazer? Às vezes, colocar em palavras já é o primeiro passo para a transformação.
Que tenhamos uma semana abençoada!
Victor Romão.