Dois anos, 2.500 leitores e uma novidade para você
O que aprendi construindo uma newsletter contra a corrente das redes sociais
O tempo não anda, ele corre.
Comecei essa newsletter em 2023. São mais de dois anos postando textos semanalmente, cumprindo um compromisso firme: produzir teologia longe da superficialidade das redes sociais. Hoje, são mais de 2.500 leitores recebendo conteúdo direto na caixa de e-mail.
Lá atrás, me disseram:
“Mas Victor, ninguém mais abre e-mail.“
“Os mais jovens não usam e-mail.“
Eu pensei comigo mesmo: quando eu gosto de um conteúdo, vou atrás dele onde estiver. É assim que sempre acompanhei pessoas que me inspiraram. Por que não fazer um conteúdo tão bom a ponto de fazer as pessoas irem até o e-mail?
Foi o que fiz. E tem dado certo.
Por que funcionou?
Porque fiz uma aposta por convicção, não por estratégia de marketing digital.
Percebi que passar tempo em redes como Instagram e TikTok atrapalhava a difusão da mensagem que eu queria comunicar. Atrasava minha vida com bobagens e a vida das pessoas presas em plataformas que consomem tempo e paz.
É possível conquistar seguidores facilmente em redes sociais - basta você se tornar escravo dos likes. Mas aqui, consegui criar uma conversa autêntica, valorizando o conteúdo em si, não a performance. E isso só foi possível porque essa newsletter nasceu de algumas convicções simples:
A leitura eleva o homem.
Ler um texto de 5 minutos te deixa mais inteligente do que assistir um vídeo de 5 minutos.
A boa teologia precisa ser difundida.
Preciso ser honesto em cada texto que escrever.
Meus textos precisam ser uma forma de amar.
Meu conteúdo precisa ser bom, belo e verdadeiro.
Em uma geração que se vende para alcançar resultados, essa newsletter surgiu sabendo que os resultados são consequência de um bom trabalho, não o fim em si mesmo. É por isso que, graças a Deus, já passamos dos milhares de leitores e estamos crescendo semanalmente - não com conteúdo banal, mas com uma proposta de tornar a teologia acessível e exercer o seguimento de Jesus de forma digna.
Por que estou contando isso?
Por três bons motivos.
Primeiro, como agradecimento a você, caro leitor. Segundo, para lembrar que estamos trabalhando com seriedade por aqui. Terceiro, como consequência dos dois anteriores: temos uma novidade ⭐.
Quando lemos a palavra “novidade”, pensamos: “vai pedir para eu passar o cartão de crédito“. Mas calma, não é nada disso.
Minha newsletter é gratuita há mais de dois anos. Os assinantes pagos recebem benefícios como aulas e textos exclusivos, mas isso é mais uma forma de agradecimento do que uma compra de material.
A novidade também é gratuita e disponível para qualquer um interessado em estudar: vamos começar agora, nessa semana, um Grupo de Estudos Bíblicos.
O que é esse grupo?
Não se trata de um curso onde você assiste aulas passivamente.
Também não se trata de frases bonitinhas de redes sociais.
Se trata de um grupo de estudos onde você terá lista de leituras, tarefas e incentivo para aprender mais sobre as Escrituras.
Pago quanto? Não paga. Mas a condição é simples: só participe se estiver disposto a estudar de verdade.
Esse projeto está sendo realizado em parceria com o Seminário Teológico Central Bible, que está promovendo os meios e recursos para tornar essa comunidade de estudos possível. Utilizarei minha newsletter para ajudar todos os participantes.
Meu desejo é que esse grupo seja uma extensão da newsletter - cooperando, agora de forma mais profunda do que textos no e-mail, com pessoas que ativamente e sistematicamente estudam a Palavra.
Como participar?
Todas as informações estão no link abaixo. Leia com atenção os detalhes de como irá funcionar e, se você está disposto a estudar, junte-se a nós:
➡️ Clique aqui para conhecer o Grupo de Estudos
Esse foi o texto de hoje. Mais do que uma reflexão, uma oportunidade de estudar junto comigo.
Nos vemos lá,
Victor Romão.